Ouça a coluna ‘CBN Sabor’, com Fernando Kassab
Olá! No CBN Sabor desta semana, compartilho minhas recentes experiências na estrada pela região de Ribeirão Preto, onde observei uma tendência curiosa que também tenho notado em supermercados e padarias: a crescente popularidade de pães saborizados e coloridos.
A Inovação nas Cores dos Pães
Durante minhas paradas em postos de abastecimento, tanto na ida quanto na volta, fui abordado por pessoas comentando sobre essa novidade. A coloração dos pães é obtida através de ingredientes naturais como espinafre, beterraba e cenoura, ou por meio de corantes alimentícios. Acredito que os tons terrosos, alaranjados e marrons, que remetem a ingredientes consagrados, são bem-vindos. Tons de verde claro também funcionam bem.
Cores e Apetite: Uma Relação Delicada
No entanto, quando as cores fogem um pouco do natural e se aproximam de tons como lilás e, principalmente, azul, a situação muda. Azul é uma cor que considero anti-apetitosa. Restaurantes, inclusive, evitam o uso dessa cor, pois ela pode diminuir o apetite dos clientes. A percepção é que essa onda de pães coloridos pode ser apenas um apreço passageiro do brasileiro pela novidade.
O Teste do Tempo e a Lição Americana
Se essa moda realmente pegasse, especialmente nos pães de hambúrguer, que parecem ser os mais afetados por essa tendência, os Estados Unidos já teriam aderido. Afinal, foram eles que popularizaram o hambúrguer no varejo. O fato de não vermos essa tendência por lá serve como um alerta.
Convido você a experimentar essas variações de cor nos pães, seja de hambúrguer ou hot dog, especialmente durante as festas juninas. Ficamos por aqui. Um grande abraço e até a próxima semana no CBN Sabor!



