Saiba mais sobre o tema, que é destaque no Brasil, com Dimas Facioli, na coluna ‘CBN Emprego e Oportunidades’
O mercado de trabalho está em transformação, impulsionado por uma crescente demanda por sustentabilidade. Habilidades e empregos verdes estão ganhando destaque, com o Brasil se mostrando um pouco à frente da média mundial nesse cenário.
O crescimento dos empregos verdes
De 2015 a 2021, houve um aumento de 38% na participação de “talentos verdes” na força de trabalho global. Esse crescimento é impulsionado tanto pelo consumidor, que busca empresas com valores sustentáveis, quanto pelos profissionais, que priorizam vagas em empresas alinhadas com seus valores. A onda verde não se limita a negócios diretamente ligados ao meio ambiente, expandindo-se para saúde, construção, educação, arquitetura e outros setores.
Habilidades Verdes: Mais do que Meio Ambiente
Habilidades verdes englobam competências que permitem atuar de forma sustentável, promovendo a preservação ambiental e a qualidade de vida. Elas não estão restritas a empregos ambientais, mas são relevantes em diversos setores. Além disso, o conceito de “desverdeamento” se destaca, referindo-se à atuação profissional na busca por tornar os negócios mais sustentáveis. Um estudo da World Economic Forum aponta que 40% da força de trabalho precisará de requalificação para atender a essa demanda.
Leia também
O Futuro Verde: Preparação e Oportunidades
O LinkedIn registra um crescimento significativo de talentos verdes, com as startups brasileiras apresentando um índice maior que a média global. A tendência é mais acentuada entre profissionais de ensino superior. Para se preparar para esse mercado, é fundamental buscar informações e formação, principalmente sobre legislação ambiental e as expectativas dos consumidores. Empresas que já incorporaram a sustentabilidade em suas práticas e que valorizam funcionários com habilidades verdes estão mais bem posicionadas para o futuro. A demanda por profissionais com essas habilidades é crescente e se configura como uma tendência para os próximos 20 anos.