Especialista orienta que os usuários analisem o conteúdo das campanhas para evitar exposições exageradas na internet
Eduardo Soares, jornalista, publicitário e especialista em mídias digitais, concedeu entrevista à CBN sobre os perigos da super exposição nas redes sociais, exemplificada pela recente trend do “Eu Nunca”.
Os riscos da trend “Eu Nunca”
A brincadeira do “Eu Nunca”, popular no Instagram e outras redes, consiste em listar coisas que o usuário nunca fez. Embora pareça inofensiva, essa trend expõe informações pessoais que podem ser usadas de forma maliciosa. Soares alerta para o risco de vazamento de dados sensíveis, como preferências políticas e religiosas, local de moradia e até mesmo detalhes da vida profissional.
Golpes e vazamento de dados
A entrevista cita um caso de um casal que foi alvo de um golpe. A esposa recebeu mensagens falsas alegando que o marido estava tendo um caso, usando informações obtidas nas redes sociais dele. O marido também recebeu mensagens de extorsão. Soares ressalta que perfis abertos nas redes sociais facilitam a coleta de informações para esse tipo de crime. A facilidade com que se pode construir um perfil falso e a utilização de dados vazados, como os do Facebook, demonstram a vulnerabilidade dos usuários.
Leia também
Dicas de segurança
Para se proteger, Soares recomenda cautela ao compartilhar informações nas redes sociais. Sugere o uso de recursos de privacidade, como restringir o acesso a determinados conteúdos apenas a amigos próximos. Ele reforça a importância de refletir antes de postar: se você não gostaria de ver a informação exposta publicamente, não a compartilhe online. A entrevista finaliza com um alerta sobre a inteligência artificial e a possibilidade de uso indevido das informações compartilhadas, incentivando a responsabilidade na utilização das redes sociais.



