Quem traz os detalhes é a mestra em linguística Lígia Boareto na coluna ‘CBN Papo Certo’
Nesta quinta-feira, no programa CBN Papo Certo, Lígia Boareto, jornalista e mestre em linguística, respondeu dúvidas sobre a gramática de algumas palavras da língua portuguesa. Entre os temas abordados estão o uso do singular e plural de “férias”, “parabéns” e “óculos”.
Férias: singular ou plural?
A palavra “férias” pode ser usada tanto no singular quanto no plural, mas com significados distintos. No singular, “férias” pode significar folga, feriado ou até mesmo receita de um dia de trabalho. Já no plural, “férias” se refere ao período de descanso após um ano de trabalho. Lígia destaca que, nesse último sentido, o plural é obrigatório: “as férias foram maravilhosas”, e nunca “a férias foi maravilhosa”.
Parabens: singular ou plural?
A palavra “parabéns” é o plural de “parabém”. Embora exista a forma singular, seu uso é raro e está quase em desuso. Lígia explica que “parabéns” vem da junção de “para” e “bem”, significando “para o bem”. A forma plural é a mais comum e correta em frases como “Meus parabéns!” ou “Cantemos os parabéns!”.
Leia também
Óculos: concordância nominal
A palavra “óculos” é um substantivo masculino plural. Apesar do uso informal de “meu óculos”, a forma correta é “meus óculos”. Ao comprar óculos novos, a sugestão é dizer “Vou comprar óculos” ou “Vou comprar um par de óculos” para evitar ambiguidades.
O programa também abordou outras palavras com variações de singular e plural, como “dor nas costas” e “calça”, reforçando a importância de conhecer as regras gramaticais para um uso correto da língua, mesmo que no dia a dia algumas flexões sejam menos rígidas.