Ouça a coluna ‘Oficina de Palavras’, com o colunista Luiz Puntel
Você já se perguntou qual a diferença entre preço e valor? Esta semana, na Oficina de Palavras, o professor Luiz Puntel explicou essa importante distinção, capaz de gerar situações embaraçosas no dia a dia.
Preço x Valor: Uma Questão de Perspectiva
O preço representa a soma dos custos de um produto ou serviço. Já o valor considera a importância e a utilidade que esse produto ou serviço têm para o cliente, envolvendo aspectos subjetivos e emocionais. O preço é calculado; o valor é percebido.
Exemplo Prático: A Chave no Contato
Imagine: você tranca o carro com a chave na ignição. Um chaveiro resolve o problema rapidamente, cobrando R$50. Considerar apenas o preço e reclamar que está caro, ignorando a urgência da situação e a expertise do profissional, pode levar a situações desagradáveis, como no caso relatado pelo professor, onde o chaveiro aumentou o preço após a reclamação do cliente.
Leia também
A Importância do Valor Percebido
A qualidade do serviço, a experiência e o conhecimento do profissional contribuem para o valor percebido pelo cliente. Um advogado que resolve um problema em dez minutos, por exemplo, agrega valor com base em anos de estudo e experiência. O mesmo se aplica a um designer gráfico que cria um banner ou cartaz. O preço é apenas o custo; o valor é o que o cliente leva.
Portanto, antes de reclamar do preço, reflita sobre o valor do serviço ou produto. Reconhecer a expertise e a utilidade do que está sendo oferecido contribui para uma experiência mais positiva, tanto para o cliente quanto para o profissional. Lembre-se: o preço é o que você paga, o valor é o que você recebe.