Quem apresenta as atividades é a fundadora e presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão, Marlene Taveira
A Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (ADEVIRPI) lançou um projeto inovador para auxiliar pessoas sem deficiência a interagirem com deficientes visuais no cotidiano. O projeto utiliza animações para mostrar, de forma simples e didática, como oferecer ajuda em diversas situações.
Animações como Ferramenta de Inclusão
As animações, protagonizadas pela personagem Marlene (em homenagem à fundadora e presidente da ADEVIRPI, Marlene Taveira-Sintra), e uma criança, apresentam cenas do dia a dia, como atravessar a rua, se servir em um restaurante e cumprimentar alguém. As situações cotidianas são abordadas de forma natural e espontânea, mostrando a maneira mais adequada de interagir com pessoas com deficiência visual.
Dicas Essenciais para uma Interação Respeitosa
Um dos exemplos citados destaca a importância de se apresentar ao encontrar uma pessoa com deficiência visual, informando seu nome e como a conhece. A insistência em adivinhar a identidade de alguém pode ser desconfortável e até mesmo incômoda. As animações buscam promover uma interação respeitosa e inclusiva, ensinando comportamentos adequados e evitando situações constrangedoras.
Leia também
Acesso ao Conteúdo e Projetos Futuros
O conteúdo está disponível no site e nas redes sociais da ADEVIRPI. A instituição pretende criar novas animações, com o objetivo de ampliar o alcance do projeto e promover ainda mais a inclusão. A iniciativa teve o apoio do Instituto IPTV, que financiou a produção das animações. O projeto demonstra o potencial das animações como ferramenta de conscientização e inclusão social, facilitando a convivência entre pessoas com e sem deficiência visual.



