Fim das férias escolares acende alerta aos pais; Instagram já anunciou medida que pode ajudar
As férias estão acabando e, com elas, a volta às aulas se aproxima. Em Ribeirão Preto, as aulas municipais começam no dia 5 de fevereiro, trazendo consigo o desafio de equilibrar o tempo das crianças e adolescentes nas redes sociais com os estudos e outras atividades.
Novas ferramentas para um uso consciente
O Instagram anunciou uma nova ferramenta para auxiliar pais e adolescentes: alertas que sugerem o fechamento do aplicativo durante a noite para jovens entre 13 e 17 anos. A mensagem, que aparece na tela, não bloqueia o acesso, mas serve como um lembrete para que os adolescentes façam uma pausa e considerem fechar o aplicativo. O TikTok já conta com uma ferramenta semelhante, que limita o tempo de uso e exige uma senha para continuar após 60 minutos de uso.
Recursos adicionais do Instagram para auxiliar pais e adolescentes
Além dos novos alertas, o Instagram oferece outros recursos para ajudar a controlar o tempo de uso. Pais podem revisar as atividades dos filhos na rede social, visualizar listas de contatos, conversas e vídeos assistidos, lembretes para pausas regulares e o modo silencioso para desativar notificações em horários específicos. É importante ressaltar que menores de 13 anos não podem ter contas no Instagram. A utilização de recursos como o modo silencioso ajuda a evitar a ansiedade gerada pelas notificações constantes.
Leia também
Diálogo e negociação: a chave para um uso equilibrado
Proibir o uso de redes sociais raramente é eficaz. A melhor abordagem é o diálogo aberto entre pais e filhos para estabelecer limites de tempo, incentivar outras atividades como leitura e criar um equilíbrio entre o tempo online e offline. Estabelecer horários específicos para o uso de redes sociais, principalmente à noite, e incentivar atividades alternativas contribui para um uso mais consciente e saudável da tecnologia. A conversa e a negociação são fundamentais para que adolescentes e pais encontrem um equilíbrio no uso das redes sociais.