No EP Agro deste sábado tem ainda informações sobre o queijo da Canastra e o café vendido por R$ 84 mil/ 60 kg
O programa Epeagro, apresentado por Marcelo Ferri na CBN, discutiu diversos temas relacionados ao agronegócio brasileiro, incluindo o café mais caro do país e a produção de cacau e chocolate.
O Café Guesha: Um Grão de Alto Valor
Uma saca de café Guesha, produzida em São Sebastião da Grama (SP), foi vendida por R$ 84 mil, um recorde para o café brasileiro. O sucesso se deve à variedade, à altitude de cultivo (1570 metros), ao solo vulcânico da região e à amplitude térmica, que influenciam diretamente na qualidade e sabor do grão. A produção, apesar de menor, garante grãos com maior doçura e qualidade.
O Cacau: Da Bahia a São Paulo
A novela Renacer, ambientada no sul da Bahia, destaca o cultivo tradicional do cacau em cabruca, um sistema que integra o cacaueiro à floresta nativa. O programa entrevistou José Carlos de Lima Júnior, consultor em agronegócio, que abordou o crescimento da produção de cacau em diferentes regiões do Brasil, incluindo o surgimento de pequenos produtores em São Paulo. Ele destacou a possibilidade de consorciar o cacau com outras culturas, como a banana, para diversificar a renda e melhorar a sustentabilidade.
Leia também
Da Amêndoa ao Chocolate: Um Processo Detalhado
O programa acompanhou a produção de chocolate em uma fábrica em Extrema (MG), mostrando as etapas de processamento do cacau, desde a fermentação e secagem das amêndoas até a fabricação do chocolate. A engenheira de alimentos Danila Espuri explicou o processo, destacando a importância do licor de cacau (100% cacau) e a etapa de conchage, crucial para a textura final do chocolate.
O programa finaliza com uma discussão sobre a previsão do tempo para as regiões produtoras de café e outras culturas, destacando a importância das chuvas para a safra. A produção de queijo artesanal na Serra da Canastra (MG) e um levantamento da safra de café 2024 também foram abordados. A importância da qualidade do produto, a busca por inovação e sustentabilidade e a geração de empregos em diversas cadeias produtivas foram temas recorrentes.