A mestra em linguística, Lígia Boareto, vai te ajudar! Ouça a coluna ‘CBN Papo Certo’
O programa CBN Papo discutiu o tema das figuras de linguagem, com foco na metáfora. A linguista Lígia Boaretto explicou que essas figuras são recursos estilísticos que tornam textos e discursos mais expressivos, pertencendo ao campo da linguística, e não exclusivamente da literatura.
O que são figuras de linguagem?
As figuras de linguagem são ferramentas que permitem dar sentidos diferentes às palavras e expressões, utilizando o sentido conotativo (figurado) em vez do denotativo (literal). Um exemplo comum é a expressão “caiu do cavalo”, que pode significar tanto uma queda literal quanto um revés na vida.
Tipos de figuras de linguagem e a metáfora
Lígia Boaretto explicou que as figuras de linguagem possuem subdivisões, como figuras de som (ex: aliteração e assonância), de construção e de pensamento. A metáfora, foco principal da discussão, consiste em atribuir a uma palavra ou termo um significado incomum, transportando seu sentido por meio de comparações subjetivas ou analogias. Exemplos citados foram o slogan da CBN (“A rádio que toca notícia”), a música “Lata” de Gilberto Gil e o poema “Rosa de Hiroshima” de Vinicius de Moraes.
Leia também
Aplicações e considerações finais
A utilização da metáfora em redações e provas foi abordada. Concluiu-se que, embora seja um recurso interessante, seu uso requer cuidado e conhecimento de mundo, sendo mais adequada para questões de múltipla escolha do que para textos formais. A compreensão do conceito de metáfora é crucial, especialmente para estudantes que se preparam para exames como o ENEM.