CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Você sabe o que é “Inteligência Emocional”? Esse é um fator importante na carreira profissional

David Forli Inocente explica esse conceito e como pode ser aplicado no dia a dia de trabalho, melhorando sua relação no serviço
Você sabe o que é “Inteligência
David Forli Inocente explica esse conceito e como pode ser aplicado no dia a dia de trabalho, melhorando sua relação no serviço

David Forli Inocente explica esse conceito e como pode ser aplicado no dia a dia de trabalho, melhorando sua relação no serviço

O professor Davi abordou a importância da inteligência emocional no ambiente profissional, Você sabe o que é “Inteligência, destacando seus impactos positivos e negativos. Ele ressaltou que, atualmente, observa uma menor resiliência emocional nas pessoas, possivelmente influenciada por tensões globais recentes, como conflitos internacionais.

Impactos da inteligência emocional no trabalho

Segundo pesquisa da Harvard Review de 2022, líderes com alta inteligência emocional têm equipes 30% mais produtivas. Outra pesquisa global envolvendo 28 mil pessoas indicou que a inteligência emocional está associada a salários mais altos e maior número de promoções. A consultoria Robert Hough apontou que 88% dos liderados e 86% dos líderes reconhecem que a inteligência emocional contribui para melhores decisões de carreira.

Consequências da baixa inteligência emocional: De acordo com a Associação Brasileira de Ouvidoria (ABO), profissionais com baixa inteligência emocional têm 74% mais chances de serem demitidos. A ouvidoria das empresas, responsável por receber reclamações de clientes e colaboradores, atua para identificar e encaminhar esses casos à gestão, buscando soluções para evitar problemas maiores.

Como desenvolver a inteligência emocional: O professor Davi indicou diversas estratégias para aprimorar essa habilidade. Entre elas, destaca-se a prática de mindfulness (atenção plena), que ajuda a manter o foco e a estabilidade emocional. Também recomendou o autoconhecimento para identificar gatilhos emocionais e sugeriu a busca por terapia em casos de descontrole frequente.

Além disso, ele ressaltou o teatro como ferramenta para desenvolver a sensibilidade e a comunicação interpessoal, elementos importantes para a inteligência emocional. Por fim, destacou a importância de solicitar feedbacks sinceros de colegas e líderes para avaliar e aprimorar o controle emocional no dia a dia.

Informações adicionais

O livro de Daniel Goleman, publicado há mais de 20 anos, é uma referência fundamental sobre inteligência emocional. Atualmente, há diversos materiais gratuitos e pagos, como artigos, vídeos e podcasts, que abordam o tema e podem auxiliar no desenvolvimento dessa competência.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.