A sommelier em vinhos e gastróloga Thainan Lima comenta os tipos, explicando como cada uma pode ser usada
A sommelier e gastróloga Tainan Lima falou sobre as uvas cultivadas na vinícola Marquês de Vreia, localizada em Ituverava. Segundo ela, o terroir da região é favorável para o cultivo de castas italianas, como Sangiovese, Nebbiolo e Moscato Giallo. A uva Sangiovese, por exemplo, apresenta alta acidez, taninos moderados e sabores de frutas vermelhas e especiarias. Recentemente, a vinícola também começou a cultivar castas portuguesas, como Trincadeira, Aragonês e Arinto, o que promete a produção de vinhos de qualidade.
Pontos-chave:
- Vinícola Marquês de Vreia está em Ituverava, região com terroir propício para vinhos.
- Principais castas cultivadas: Sangiovese, Nebbiolo, Moscato Giallo (italianas) e Trincadeira, Aragonês, Arinto (portuguesas).
- Características da uva Sangiovese: alta acidez, taninos moderados, sabores de frutas vermelhas e especiarias.
- Vinícola aposta em diversidade de castas para produção de vinhos de qualidade.
Em outro assunto, a cantora Zêvedo passou mal após se apresentar na festa do Qtut, em Jabotikabal, na última segunda-feira. Ela recebeu atendimento médico no camarim, conforme informou a prefeitura local, que garantiu que a artista está bem. Durante o atendimento, Zêvedo precisou retirar um par de botas que fazia parte do figurino e acabou esquecendo o item no local. A produção da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais solicitando que quem encontrar as botas entre em contato com a organização da festa para devolução. A festa do Qtut segue até hoje na estação de eventos Kora Koralina, em Jabotikabal.
Entenda melhor
O terroir é o conjunto de características naturais de uma região que influenciam o cultivo da uva, como solo, clima e relevo. Castas italianas e portuguesas são variedades de uvas tradicionais usadas na produção de vinhos com perfis distintos.