CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você sabe quais situações configuram assédio moral no ambiente de trabalho?

Quem explica e traz exemplos do que é considerado assédio é a advogada trabalhista, Lara Sponchiado
assédio moral trabalho
Quem explica e traz exemplos do que é considerado assédio é a advogada trabalhista, Lara Sponchiado

Quem explica e traz exemplos do que é considerado assédio é a advogada trabalhista, Lara Sponchiado

Assédio no ambiente de trabalho é um problema grave e recorrente, afetando a dignidade e a saúde mental dos trabalhadores. Segundo a advogada trabalhista Lara Esponqueada, qualquer ação abusiva que se repita e atente contra a dignidade psicológica configura assédio. Mesmo uma única conduta grave pode ser suficiente para caracterizar o problema.

Como identificar e comprovar o assédio

Identificar o assédio pode ser difícil, pois ele costuma se manifestar gradualmente. O trabalhador pode perceber isolamento, perseguição ou humilhação constantes. Para comprovar o assédio, é possível utilizar diversas provas, como testemunhos, gravações (desde que a pessoa seja interlocutora na conversa) e registros de outros tipos de evidências.

Prevenção e denúncia

A prevenção é crucial. Palestras, treinamentos e a promoção de um ambiente de respeito e cordialidade são medidas importantes. Se o assédio for identificado, o ideal é procurar o RH, o superior ou um canal de denúncia específico da empresa, para que uma investigação seja iniciada. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que atrásra também inclui o assédio em sua nomenclatura, demonstra a crescente preocupação com esse problema.

Tipos comuns de assédio

Os tipos mais comuns de assédio incluem o uso de palavras de baixo calão, brincadeiras inapropriadas, apelidos ofensivos, tratamento rigoroso excessivo, bullying e outras situações que podem parecer banais, mas causam danos significativos. Cada caso deve ser analisado individualmente.

É fundamental que as empresas promovam um ambiente de trabalho respeitoso e que os trabalhadores conheçam seus direitos e saibam como denunciar situações de assédio. Ignorar o problema pode levar à queda de produtividade, acidentes de trabalho e danos à imagem da instituição. A solução ideal é elogiar em público e corrigir em particular, sempre buscando o bom senso e o respeito mútuo.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.