CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Você sabe qual a concordância correta para ‘milhão’ e ‘milhões’?

Ouça a coluna 'CBN Papo Certo', com a professora Silvia Bonfim
concordância correta milhão milhões
Ouça a coluna 'CBN Papo Certo', com a professora Silvia Bonfim

Ouça a coluna ‘CBN Papo Certo’, com a professora Silvia Bonfim

Dúvidas de português são comuns, especialmente quando se trata da concordância com ‘milhão’ e ‘milhões’. Vamos esclarecer os pontos principais para evitar erros.

Concordância com ‘Milhão’: Singular ou Plural?

A concordância com a palavra ‘milhão’ depende do numeral que a acompanha. Se for ‘zero’ ou ‘um’, o verbo permanece no singular. Por exemplo: ‘Um milhão foi’. No entanto, se for mais de um, o verbo concorda no plural. Exemplo: ‘Dois milhões foram’.

Especificando o Sujeito: Flexibilidade na Concordância

Quando especificamos o sujeito após ‘milhão’, como em ‘um milhão de pessoas’, a concordância pode ser feita tanto com ‘milhão’ quanto com o especificador (‘pessoas’). Assim, tanto ‘Um milhão de pessoas foi’ quanto ‘Um milhão de pessoas foram’ são aceitáveis. A segunda opção enfatiza a ação das pessoas.

‘Maioria’: Uma Situação Semelhante

A concordância com ‘maioria’ segue uma lógica parecida. Podemos dizer ‘A maioria optou’ (concordando com ‘maioria’ no singular) ou ‘A maioria dos trabalhadores optaram’ (concordando com ‘trabalhadores’ no plural). A primeira forma é geralmente preferível, mas a segunda é aceita, especialmente quando se quer enfatizar a atuação do grupo especificado.

Em resumo, a concordância com ‘milhão’ e ‘maioria’ apresenta nuances que permitem flexibilidade, desde que a lógica e o contexto sejam considerados.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.