Quem explica as formas corretas na hora de escrever é a mestra em linguística Lígia Boareto na coluna ‘CBN Papo Certo’
Neste episódio do Papo Certo, Lígia e Patrícia continuam a discussão sobre o uso de “por que”, “porque”, “porquê” e “por quê”, focando em como diferenciar o uso de “por que” separado.
Por que separado: substituição por “pelo qual”
A dupla explica que, em frases como a da música de Djavana (“Só eu sei as esquinas por que passei”), o “por que” separado pode ser substituído por “por qual”, “pelo qual”, “pela qual” ou “pelas quais”. Se a substituição mantiver o sentido da frase, o “por que” deve ser escrito separado. Usando a música como exemplo, a frase “Só eu sei as esquinas pelas quais passei” mantém o sentido original, confirmando o uso do “por que” separado.
Dicas para usar corretamente “por que” separado
Além da substituição por “pelo qual”, Lígia e Patrícia oferecem outras dicas. A primeira é a substituição por sinônimos, como “razão” ou “motivo”, que demonstram a existência de uma pergunta implícita ou explícita. A segunda é a observação do contexto; se houver dúvida, reescrever a frase pode ajudar a clarear o uso correto.
Leia também
Por que junto e sem acento
As apresentadoras abordam brevemente o “porque” junto e sem acento, que é usado em frases afirmativas, sem questionamento implícito ou explícito. Elas prometem detalhar esse ponto na próxima semana, juntamente com a questão do uso do acento em “porquê”. O programa termina com um breve comentário sobre a dificuldade em lembrar as regras e a importância de praticar para memorizar o uso correto de cada forma.