Tire a dúvida com a Lígia Boareto na coluna ‘CBN Papo Certo’
O programa Papo Certo, da CBN, discutiu o plural de “mel” e outras questões gramaticais. A dúvida surgiu a partir de uma entrevista com um biólogo, que utilizou “melis” como plural. Lígia Boareto, mestre em linguística e língua portuguesa, explicou que tanto “meles” quanto “melis” são gramaticalmente corretos.
Plural de Substantivos: Regras e Exceções
Lígia explicou que, para substantivos terminados em -l, -el, -ol, -ul, o plural geralmente é feito trocando o -l por -is (ex: mel – meles/melis). No entanto, para substantivos terminados em consoante (r, z) ou em alguns terminados em -l, o plural é feito adicionando -s (ex: mar – mares, raiz – raízes, mal – males). A formação do plural em português apresenta muitas particularidades e exceções.
O Caso de “Gol” e Outros Exemplos
A discussão se estendeu para a palavra “gol”, cujo plural, apesar de gramaticalmente ser “góis” ou “goles”, o uso consagrou “gols”. Lígia explicou que, inicialmente considerado barbarismo, o uso frequente tornou “gols” aceitável pela Academia Brasileira de Letras. Outros exemplos citados foram “aval” (avais/avales) e “gel” (géis/géles).
Leia também
Plural de “Grama” e Unidade de Peso
Por fim, a dúvida de um ouvinte sobre o plural de “grama” (unidade de peso) foi esclarecida. Lígia explicou que, nesse contexto, “grama” é masculina e o plural é “gramas”, pois se refere a uma unidade de medida. A palavra “grama” também pode ser feminina, referindo-se à grama de um campo, por exemplo. A utilização correta depende do contexto.
O programa finaliza com um lembrete para o público enviar dúvidas via WhatsApp e Instagram.