CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você sabia que a fisioterapia pélvica é uma aliada na hora do parto?

Sobre a importância destes exercícios, ouça a fisioterapeuta Cláudia Loureiro na coluna 'CBN Saúde e Bem-Estar'
fisioterapia pélvica parto
Sobre a importância destes exercícios, ouça a fisioterapeuta Cláudia Loureiro na coluna 'CBN Saúde e Bem-Estar'

Sobre a importância destes exercícios, ouça a fisioterapeuta Cláudia Loureiro na coluna ‘CBN Saúde e Bem-Estar’

A preparação para o parto é um tema importante, muitas vezes negligenciado pelas mulheres. A fisioterapia pélvica oferece diversos benefícios, que se estendem muito além da gestação.

Benefícios da Fisioterapia Pélvica

A fisioterapia pélvica foca nos músculos do assoalho pélvico, também conhecidos como períneo. Esses músculos desempenham funções cruciais: a continência urinária e fecal (segurar xixi e cocô), a qualidade da relação sexual (incluindo prazer e ausência de dor) e a sustentação dos órgãos pélvicos (bexiga, útero e intestino).

Preparação para o Parto e Além

Durante a gravidez, esses músculos suportam o peso do bebê, da placenta e do líquido amniótico. O fortalecimento pré-gestacional é crucial, preparando o corpo para as demandas da gravidez e do parto. Exercícios simples, como o “aperto e solta” (contraindo e relaxando os músculos como se estivesse segurando o xixi), podem ser feitos em casa, mas uma avaliação com fisioterapeuta é recomendada para um programa personalizado. A fisioterapia também auxilia no tratamento da incontinência urinária e melhora a consciência corporal.

Além do fortalecimento, a fisioterapia aborda a tensão muscular, aderências nos tecidos e a postura, otimizando a saúde pélvica e, inclusive, a fertilidade. Técnicas como a massagem perineal, a partir da 34ª semana de gestação, ajudam a prevenir lacerações durante o parto e reduzir a dor.

Benefícios para a Vida Toda

Cuidar do assoalho pélvico é um investimento na saúde a longo prazo. Os benefícios da fisioterapia pélvica se estendem por toda a vida da mulher, promovendo um envelhecimento mais saudável e uma melhor qualidade de vida. É uma prática que deve ser integrada à rotina de cuidados com a saúde feminina, desde a fase pré-concepcional até a maturidade.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.