CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Você sabia que as mães, mesmo infectadas com a Covid-19, devem continuar amamentando seus bebês?

Ouça a coluna 'Filhos e Cia' com Ivan Savioli Ferraz
amamentação covid-19
Ouça a coluna 'Filhos e Cia' com Ivan Savioli Ferraz

Ouça a coluna ‘Filhos e Cia’ com Ivan Savioli Ferraz

Anticorpos Maternos e a Covid-19

Um estudo recente, publicado em 1º de fevereiro, revelou que mães com Covid-19, sejam sintomáticas ou assintomáticas, transmitem anticorpos contra o Sars-CoV-2 para seus bebês através da placenta. Esta transferência ocorre principalmente no último trimestre da gestação, auxiliando na proteção imunológica do recém-nascido, que ainda possui um sistema imunológico imaturo nos primeiros meses de vida.

Amamentação e Transferência de Anticorpos

A pesquisa destaca que a amamentação também contribui para a transferência de anticorpos da mãe para a criança, embora o mecanismo seja diferente. A duração desses anticorpos maternos varia, em média, de seis meses a um ano, dependendo da doença. Embora o estudo tenha focado na Covid-19, a transferência de anticorpos maternos é um fenômeno conhecido e estudado em diversas outras doenças. Ainda não se sabe com certeza se a quantidade de anticorpos transmitidos depende da carga viral da mãe, sendo necessário mais pesquisa para esclarecer esse ponto.

Recomendações para Mães com Covid-19

Apesar da rápida diminuição dos anticorpos em alguns casos, como demonstrado em um estudo realizado em Wuhan, na China, a recomendação atual é que mães diagnosticadas com Covid-19 continuem amamentando seus bebês. Os benefícios da amamentação, incluindo a transferência de anticorpos, superam os riscos do contato, e é provável que a transmissão do vírus já tenha ocorrido antes do diagnóstico. No entanto, medidas de higiene, como lavar as mãos e usar máscaras, devem ser rigorosamente seguidas. Mães com Covid-19 não devem doar leite materno, pois devem permanecer em isolamento.

A transferência de anticorpos maternos para os filhos é um processo natural e fascinante, demonstrando a complexa e admirável relação entre mãe e bebê. A ciência continua a investigar os detalhes dessa interação, buscando entender melhor a proteção imunológica conferida aos recém-nascidos e aprimorar os cuidados durante a gestação e o período pós-parto.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.