CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Você sabia que as mudanças climáticas impactam diretamente na saúde?

Sobre esta relação, ouça o médico cardiologista Fernando Nobre na coluna 'CBN Saúde'
Mudanças climáticas e saúde
Sobre esta relação, ouça o médico cardiologista Fernando Nobre na coluna 'CBN Saúde'

Sobre esta relação, ouça o médico cardiologista Fernando Nobre na coluna ‘CBN Saúde’

Ondas de calor, aumento de temperaturas e emissão de poluentes são fatores que comprometem a saúde global, segundo estudos recentes. O cardiologista Fernando Nobre discute os riscos do aquecimento global e suas consequências para a saúde cardiovascular.

Riscos Cardiovasculares do Aquecimento Global

Não há dúvidas sobre o papel do aquecimento global e suas causas, afirma o Dr. Nobre. A poluição ambiental é um fator de risco para doenças cardiovasculares, e a redução drástica das emissões de gases estufa é crucial para evitar consequências catastróficas para a saúde da população mundial. O aumento de mortes associadas ao calor, a disseminação de doenças e a sobrecarga nos atendimentos médicos de urgência são previsões preocupantes.

Projeções e Impactos na Saúde Global

O oitavo relatório do Lancet Countdown, com a participação de especialistas da Organização Mundial da Saúde, indica que se o aumento da temperatura superar 2 graus Celsius até 2100, o número de óbitos anuais relacionados ao calor pode crescer em 375%. Doenças infecciosas como dengue, malária e o vírus do Nilo terão sua expansão acelerada. A elevação das temperaturas dos oceanos favorece a propagação de bactérias causadoras de doenças diarreicas e infecções graves. Mudanças nos padrões de chuvas e redução de áreas agriculturáveis podem restringir o acesso a alimentos, levando à insegurança alimentar para mais de 520 milhões de pessoas em um cenário de aumento de dois graus Celsius.

Impactos Econômicos e Sociais

Os sistemas de saúde já sobrecarregados enfrentarão ainda mais problemas. Um levantamento mostra que 27% das cidades avaliadas têm preocupações com a sobrecarga no atendimento em função do aumento da temperatura. A exposição ao calor causou a perda potencial de 490 bilhões de horas de trabalho em todo o mundo em 2022, afetando a economia global, principalmente países de baixa e média renda como o Brasil. Os efeitos climáticos não são um problema apenas para o futuro; é uma realidade que afeta a população hoje.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.