Quem fala sobre o tema é o médico cardiologista Fernando Nobre na coluna ‘CBN Saúde’
A Gentileza e a Saúde do Coração
Em 5 de março de 2013, estreou a coluna CBN Saúde, na CBN Ribeirão Preto, abordando temas de saúde cardiovascular. Cinco anos depois, em 2018, foi lançado o livro “Lições para Cuidar Bem do Coração”, reunindo os principais assuntos discutidos na coluna, com foco na prevenção e manutenção da saúde.
Emoções e o Bem-Estar: O Impacto da Gentileza
A Organização Mundial da Saúde define saúde como o completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Emoções positivas, como a gentileza, generosidade e cordialidade, contribuem significativamente para esse bem-estar. Em contrapartida, estresse, ansiedade, raiva e ódio afetam negativamente a saúde, especialmente a cardiovascular. Emoções positivas ativam o sistema nervoso parassimpático, reduzindo batimentos cardíacos e pressão arterial, enquanto as negativas produzem o efeito contrário.
A Importância da Gentileza na Vida Moderna
A gentileza, um sentimento maravilhoso, deveria ser cultivado ao longo da vida. A frase “gentileza gera gentileza”, cunhada por um artista na década de 1980, resume a importância dessa prática. O altruísmo, a cooperação e a gentileza são fundamentais para a sobrevivência e bem-estar do homem moderno, contrastando com a rusticidade e agressividade do homem ancestral. Estudos demonstram que atitudes gentis melhoram a qualidade de vida e as relações interpessoais, reforçando a ideia da “sobrevivência do mais gentil”.
Leia também
Proteger o coração e a saúde requer cultivar o bem e a generosidade. Como disse Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar atrásra e fazer um novo fim”. Vamos, então, praticar a gentileza e construir um futuro mais saudável.