Quem fala do uso destas peças para educação principalmente das crianças é a terapeuta e psicopedagoga Juliana Barbosa
Neste Dia Mundial do Lego, destacamos a importância desse brinquedo como ferramenta educacional para o desenvolvimento infantil. A psicopedagoga e terapeuta Juliana Barbosa explica como o Lego contribui para a formação das crianças.
Desafios e Desenvolvimento Cognitivo
Juliana destaca a importância de desafiar as crianças com brinquedos de montar, especialmente em tempos de excesso de telas. A montagem de Lego, quebra-cabeças e outros brinquedos que utilizam peças estimulam o raciocínio, trabalhando simultaneamente o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. O Lego, em particular, oferece um desafio que permite lidar com a frustração, promovendo a superação e a criatividade, ao contrário dos jogos de tela que oferecem conexões neurais repetitivas. A diversão com Lego também ensina a lidar com desafios da vida e a construir relacionamentos saudáveis.
Superando a Falta de Paciência e o Excesso de Telas
Para as crianças que demonstram falta de paciência com o Lego, Juliana sugere que os adultos sejam modelos, mostrando a importância da persistência e do prazer da construção. A psicopedagoga enfatiza a necessidade de equilibrar o uso da tecnologia com atividades que estimulam a criatividade e a resolução de problemas, alertando para os vícios que o excesso de telas pode causar. Ela recomenda o estabelecimento de limites de tempo para o uso de telas, especialmente para crianças menores de três anos, para quem sugere zero tempo de tela. Para crianças de três a seis anos, recomenda-se cerca de uma hora por dia.
Leia também
Lego: Uma Ferramenta para o Desenvolvimento na Primeira Infância
Juliana Barbosa ressalta a importância do Lego no desenvolvimento da linguagem oral, principalmente em bebês, e sua contribuição para evitar atrasos na fala, um problema que tem levado ao aumento de diagnósticos de autismo. O Lego, com suas peças coloridas e formas variadas, trabalha o tato, a visão e a comunicação, tornando-se uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento infantil. A psicopedagoga finaliza lembrando que mesmo adultos demonstram paixão pelo Lego, mostrando que o brinquedo transcende gerações e oferece benefícios para todas as idades. A experiência tátil e a construção 3D do Lego são insubstituíveis pelas experiências virtuais, que, por sua vez, são programadas para o excesso de uso e a dependência.
Em Ribeirão Preto, uma exposição de Lego no Ribeirão Shopping, até o dia 9 de março, oferece uma imersão no universo criativo dos blocos coloridos, encantando gerações há mais de 90 anos.



