A historiadora Adriana Silva explica essa curiosidade na coluna ‘CBN Cidades e Suas Histórias’
A verdadeira data de fundação de Ribeirão Preto
Nem sempre se comemorou o aniversário de Ribeirão Preto em 19 de junho. Houve um debate acalorado, principalmente através de um programa de rádio na antiga Rádio PR7, que discutia a história da cidade. Personalidades como Emílio Boaba da Costa e Ruben Cione se envolveram nessa discussão, questionando se a data oficial deveria ser 19 de junho ou 25 de março.
O papel do debate radiofônico
Esse programa de rádio, realizado às segundas-feiras à noite, reunia historiadores, intelectuais e políticos locais. O debate sobre a data de fundação foi intenso e resultou em registros históricos importantes. Emílio Boaba da Costa, médico psiquiatra, chegou a publicar um livro defendendo a data de 25 de março como a verdadeira data de fundação, baseando-se na escolha do local para a construção do município.
O legado do debate e a data oficial
Apesar das divergências, a data oficial de aniversário de Ribeirão Preto permaneceu em 19 de junho. O programa de rádio e o debate que ele gerou tiveram tamanha importância que chegaram a ser reconhecidos com um projeto de lei criando um centro de debates na cidade. Embora iniciativas posteriores tenham tentado retomar esse tipo de debate público, nenhuma alcançou o mesmo impacto. A discussão sobre a data de fundação ocorreu por volta de 1900, época próxima ao centenário da cidade, mostrando a relevância da preservação da memória histórica e a importância de se discutir a construção da identidade ribeirão-pretana.
Leia também
Ao longo do mês de junho, serão apresentadas mais curiosidades sobre a história de Ribeirão Preto, celebrando seu aniversário. A pesquisa de Emílio Boaba da Costa, inclusive sua peça de teatro sobre a história da cidade, destacam a importância da igreja na consolidação do município, mostrando como a disputa por recursos e poder contribuiu para a formação de Ribeirão Preto.