A historiadora Adriana Silva traz os detalhes no CBN Cidades e Suas Histórias
Neste mês de junho, Ribeirão Preto celebra 165 anos, e a jornalista Adriana Silva nos conta histórias dos bairros mais antigos da cidade, em uma série especial da CBN. Hoje, o foco é a Vila Virgínia.
A Origem da Vila Virgínia
A Vila Virgínia, inicialmente parte do bairro da República, possui uma história intrinsecamente ligada à Avenida Karamuru. Seu desenvolvimento se deu a partir de um antigo loteamento, conforme explica Adriana. Outros bairros antigos, como Vila Tibério, Barracão de Cima (atual Ipiranga), Barracão de Baixo (atual Campes Elíseos) e Santa Cruz dos José Jax, também são mencionados como parte da formação inicial da cidade, com o centro como núcleo principal.
A Casa Karamuru: Um Patrimônio Precário
Um dos pontos mais importantes da Vila Virgínia é a Casa Karamuru, considerada por muitos historiadores como a edificação mais antiga ainda de pé em Ribeirão Preto. Apesar de seu valor histórico e das pinturas em afresco que ainda restam em seu interior, a casa se encontra em estado precário de conservação, necessitando de restauração urgente. A jornalista destaca a importância da preservação deste patrimônio para a cidade.
Leia também
Um Desafio para Ribeirão Preto
A preservação da Casa Karamuru representa um desafio para a cidade, simbolizando a necessidade de priorizar a conservação do patrimônio histórico. A restauração deste imóvel seria um presente significativo para Ribeirão Preto em seu aniversário, permitindo que as futuras gerações conheçam um pouco mais da rica história da cidade. A série de reportagens da CBN continuará na próxima semana, explorando outros bairros históricos de Ribeirão Preto.