Ouça a coluna ‘CBN Sons da Terra’ com a equipe do Terra da Gente
O programa Giro CBN desta quinta-feira apresentou uma reportagem especial sobre o pica-pau, em parceria com o Terra da Gente. A matéria explorou os sons e curiosidades dessa ave fascinante, que habita diversas regiões do Brasil.
O Tamborelar do Pica-pau: Música Instrumental na Natureza
Os pica-paus, com mais de 200 espécies no mundo e 60 no Brasil, utilizam o tamborelar como forma de comunicação, demarcação de território e até mesmo para cortejar. Cada espécie possui um ritmo único, como um código Morse natural. O som produzido varia de acordo com a espécie, a intensidade e a superfície onde o bico atinge.
Adaptações Incríveis para uma Vida de Impactos
A capacidade do pica-pau de bater o bico repetidamente em árvores, sem sofrer danos cerebrais, é notável. Eles possuem adaptações evolutivas incríveis, como um “capacete” ósseo e um sistema de amortecimento no crânio. Além disso, sua língua comprida e especializada permite alcançar larvas e insetos dentro das árvores.
Leia também
O Pica-pau na Cultura Popular
O pica-pau também marcou presença na cultura popular, seja no desenho animado americano, onde é retratado de forma maliciosa, ou no livro infantil Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. A reportagem discutiu as possíveis inspirações para esses personagens, com hipóteses apontando para o pica-pau bico-de-martelo (ameaçado nos EUA) ou o pica-pau-de-banda-branca (comum no Brasil), no caso do desenho, e o pica-pau-do-campo (amarelo) no caso do livro de Lobato.
A reportagem finaliza destacando a complexidade e o fascínio que o pica-pau exerce, tanto pela sua biologia peculiar quanto pela sua presença na cultura. A diversidade de espécies e seus diferentes comportamentos, aliados à sua representação na arte e na literatura, tornam essa ave um tema rico e instigante.