Organização foi fundada em 15 de maio de 1956; Tiago Songa conta essa história na coluna ‘CBN Giro Sobre Rodas’
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavi) comemorou seu aniversário de 67 anos em 15 de maio. Sua fundação, em 1956, marcou um momento crucial para a indústria automobilística brasileira, que ainda engatinhava na época.
Os primeiros passos da indústria automobilística brasileira
Antes dos anos 50, o Brasil não produzia automóveis em larga escala. Havia algumas tentativas independentes, como a de Joaquim Garcia com o Joagar em Jaboticabal, mas a maioria das empresas atuava apenas como montadoras de veículos importados. A falta de siderurgia nacional era um grande obstáculo. Somente com a construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em Volta Redonda, impulsionada por um acordo entre o governo brasileiro e os EUA durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil passou a ter acesso ao aço necessário para a produção de automóveis.
O desenvolvimento da Anfavi e seus impactos
A Anfavi surgiu da associação de fabricantes de autopeças, que já existiam no Brasil desde a década de 30 (como a Penil Brasil). A associação impulsionou a nacionalização de veículos, passando de 20% para quase 50% em utilitários e 70% em veículos de passeio na segunda metade dos anos 50. Esse crescimento levou ao surgimento de cerca de 11 fabricantes de automóveis e ao primeiro Salão do Automóvel em 1960. A Anfavi também teve papel fundamental no desenvolvimento do combustível álcool no Brasil, tornando-o economicamente viável.
Leia também
A Anfavi nos dias atuais
Apesar do Salão do Automóvel não ocorrer mais na sua forma tradicional, a Anfavi mantém sua atuação forte no setor, representando os interesses dos fabricantes de veículos. Sua trajetória demonstra a importância de uma associação que acompanha a evolução da indústria, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país. A história da Anfavi se confunde com a própria história da indústria automobilística brasileira, mostrando a evolução e os desafios enfrentados ao longo das décadas.