Fazer exercícios regulares e ter uma dieta balanceada são fundamentais para a manutenção de uma boa saúde
Agosto termina, mas a luta contra o colesterol alto continua. Essa doença silenciosa é uma das principais causadoras de doenças cardíacas, mas pequenas mudanças no estilo de vida podem fazer toda a diferença. O cardiologista Evandro Cesarino alerta sobre a importância da prevenção.
Alimentação e Exercícios: Chaves para o Sucesso
Uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes (como a dieta mediterrânea), combinada com exercícios físicos regulares, traz benefícios significativos. Além de melhorar a hipertensão, o diabetes e a obesidade, essa combinação também regula os níveis de colesterol, impactando positivamente a qualidade e expectativa de vida.
Fatores de Risco e Exames Periódicos
Outros fatores de risco, como tabagismo, consumo excessivo de álcool e aumento do ácido úrico, precisam ser monitorados. Entretanto, a chave para o controle eficaz do colesterol é a realização de exames periódicos. O colesterol alto, muitas vezes, não apresenta sintomas, tornando os exames anuais essenciais para avaliar os níveis basais e ajustar o estilo de vida, caso necessário. Se os níveis de colesterol bom e ruim não forem controlados com mudanças de hábitos, o médico poderá prescrever medicamentos.
Leia também
A prevenção e o acompanhamento médico são fundamentais para manter o colesterol sob controle. A atenção à saúde e a adoção de hábitos saudáveis são investimentos na qualidade de vida a longo prazo.



