Estudo mostra que o brasileiro ingeriu quase cinco quilos do produto em 2021; cardiologista fala dos impactos no organismo
Café: efeitos no coração e na saúde
Consumo de café no Brasil e no mundo
O café é uma das bebidas mais populares globalmente. No Brasil, segundo dados de 2021, o consumo per capita foi de quase 5 kg de café torrado, com um crescimento de aproximadamente 2% no ano seguinte. A média de consumo diário por brasileiro fica entre 3 e 4 xícaras.
Estudos sobre o café e o sistema cardiovascular
Apesar de seu consumo generalizado, os efeitos do café, principalmente da cafeína, sobre o sistema cardiovascular são alvo de pesquisas. Um estudo da Universidade da Califórnia analisou a relação entre o consumo de café com cafeína e a ocorrência de extrassístoles (arritmia cardíaca). Participaram adultos (metade mulheres e brancos, com idade média de 39 anos), monitorados por 14 dias com eletrocardiograma, acelerômetro e monitor de glicose. Os participantes foram orientados aleatoriamente a consumir ou evitar café com cafeína. Os resultados não mostraram diferença significativa no número de extrassístoles entre os grupos (58 batimentos atípicos diários no grupo com cafeína versus 53 no grupo sem cafeína). A contagem de passos, os níveis de glicose e o tempo de sono também foram similares nos dois grupos. Portanto, o estudo concluiu que o consumo moderado de café (até quatro xícaras ao dia) não parece causar problemas cardiovasculares significativos nem interferir no sono, na atividade física ou nos níveis de açúcar no sangue.
Leia também
Consumo moderado: a chave para os benefícios
Embora estudos indiquem que o consumo moderado de café não apresente riscos significativos à saúde cardiovascular, é importante ressaltar que outros estudos, como um de 2021 com 17 mil participantes, associaram o consumo de seis ou mais xícaras de café ao dia a um aumento do risco de demência e derrame. Assim, a recomendação de especialistas é manter o consumo moderado, de até quatro xícaras de café coado por dia. Como diz o provérbio latino “Virtus in medio”, a virtude está no meio.