Neste sábado (23) é celebrado o Dia de Combate ao Estresse; quem explica o assunto é a médica Natássia Pizani
O estresse, cada vez mais frequente na rotina moderna, pode se manifestar de diversas formas e trazer consequências significativas para a saúde. Para entender melhor esse impacto, conversamos com a médica Natácia Pisani, que esclareceu dúvidas sobre os efeitos do estresse físico e mental no nosso corpo.
Estresse Físico x Estresse Mental: Quais as Diferenças?
A Dra. Pisani explica que o estresse físico, muitas vezes contornável com descanso, difere do estresse mental. Este último leva a um desgaste que o descanso físico não resolve, causando esgotamento mental e afetando pele, cabelos e saúde em geral. Ambos os tipos de estresse, porém, podem refletir no corpo.
Impacto do Estresse na Saúde: Cabelos, Pele e Mais
O estresse causa a produção do cortisol, o “hormônio do estresse”, que afeta o ciclo capilar e a barreira de proteção da pele, podendo piorar condições como dermatite, psoríase e alopecia. A médica também destaca a possibilidade de manifestações físicas como manchas roxas, e a relação com problemas mais sérios, como distúrbios psiquiátricos (tricotilomania, dermatite facticia, delírios de parasitose) e outras condições de pele (psoríase, eczema, acne). Embora não haja relação direta comprovada entre estresse e câncer de pele, o estresse impacta significativamente a qualidade de vida, principalmente em doenças como a psoríase, que causa grande incômodo e estigma social.
Tratamento e Prevenção
A Dra. Pisani enfatiza a importância de um tratamento multidisciplinar, combinando medicamentos e, se necessário, psicoterapia para lidar com a causa raiz do problema. Quanto à calvície, ela destaca que, embora o estresse possa agravar a queda de cabelo em alguns casos, existem tratamentos eficazes. Para qualquer sintoma, a recomendação é procurar um médico para investigar e descartar outras causas orgânicas.



