CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você sabia que o famoso lustre do Pedro II não é peça original do teatro?

Testemunhos de pessoas da época alegam que o lustre era deslumbrante; não há registros de onde o item foi parar
lustre do Pedro II
Testemunhos de pessoas da época alegam que o lustre era deslumbrante; não há registros de onde o item foi parar

Testemunhos de pessoas da época alegam que o lustre era deslumbrante; não há registros de onde o item foi parar

Ribeirão Preto completou 168 anos, e a CBN presenteou seus ouvintes com uma programação especial, incluindo uma entrevista com a colunista Adriana Silva, diretamente do Morro de São Bento.

Um mergulho na história ribeirão-pretana

Adriana, ribeirão-pretana ilustre, compartilhou curiosidades sobre a cidade, relembrando momentos históricos como a visita frustrada de Dom Pedro I devido à chuva e a lenda do lustre do Teatro Pedro II, que desapareceu misteriosamente após um incêndio. A narrativa oral criou diversas versões para o sumiço do lustre, tornando-se uma fascinante história local.

O Teatro Pedro II e outros marcos da cidade

A escolha do nome do Teatro Pedro II, resultado de um concurso público promovido pelo Jornal Cidade, demonstra a participação popular na construção da identidade ribeirão-pretana. Outros exemplos de participação popular incluem a escolha do nome do bairro Ipiranga e a influência da imprensa na formação da identidade local, como no caso do populismo radiofônico. Adriana destacou também a importância de espaços como o Morro de São Bento (antigo Morro do Cipó), o Mercadão, e a Praça XV, símbolos da resiliência e transformação da cidade ao longo dos anos. A presença marcante do artista Bassano Vacarini na arquitetura e arte da cidade foi igualmente ressaltada.

Preservação do patrimônio histórico: um olhar para o futuro

Adriana refletiu sobre a necessidade de Ribeirão Preto preservar sua história e identidade, criticando a falta de uma política consistente de preservação do patrimônio. Ela defendeu a importância de se pensar no patrimônio como algo a ser guardado para as gerações futuras, focando no que se deseja ver no futuro da cidade, em vez de apenas se apegar ao passado. A entrevista finalizou com uma discussão sobre marcos históricos mais recentes, como a cirurgia de separação de cérebro realizada no HCI e a importância de se valorizar a história contemporânea da cidade, além da polêmica em torno da data oficial de aniversário de Ribeirão Preto.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.