CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você sabia que o instinto materno pode ser despertado desde cedo através do cuidado com o próximo?

Escola de Ribeirão Preto incentiva alunos a cuidarem daqueles que são menores, fazendo atividades simples
instinto materno
Escola de Ribeirão Preto incentiva alunos a cuidarem daqueles que são menores, fazendo atividades simples

Escola de Ribeirão Preto incentiva alunos a cuidarem daqueles que são menores, fazendo atividades simples

Neste Dia das Mães, uma reportagem especial mostra como o instinto materno pode ser despertado desde cedo em crianças, mesmo em brincadeiras. Em uma escola de Ribeirão Preto, alunos são incentivados a cuidar de crianças menores, desenvolvendo habilidades de cuidado e responsabilidade.

Cuidando dos Colegas: Uma Vivência Escolar

Em atividades cotidianas, como ajudar a pegar água ou lavar a louça, os alunos mais velhos aprendem a cuidar dos colegas menores. Ana Laura, de 9 anos, relata como gosta de brincar de “mãe” e reproduzir em casa os cuidados que pratica na escola. Manu Roche e Manu Becker, ambas com 7 anos, também compartilham suas experiências, cuidando de primas e irmãos mais novos, respectivamente. A mãe de Manu Becker destaca a importância da vivência escolar que a filha leva para casa.

O Papel da Escola no Desenvolvimento do Instinto Materno

A diretora Marrúce Sassiloto explica que a escola estimula esse cuidado natural entre as crianças, incentivando os alunos mais velhos a servirem primeiro os menores e a estarem atentos à segurança deles. As professoras orientam e acompanham as crianças nessa interação, criando um ambiente propício para o desenvolvimento da empatia e do cuidado.

Generosidade e Olhar para o Próximo

A experiência na escola demonstra resultados positivos. As crianças desenvolvem generosidade e aprendem a olhar pelo próximo, tudo isso em um contexto lúdico e natural. As mães relatam aprovação e observam a extensão dessa vivência para o ambiente doméstico, reforçando a importância do aprendizado na escola.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.