No Dia do Humorista, conheça a trajetória do artista no ‘CBN Cidades e Suas Histórias’, com Adriana Silva
Neste Dia do Humorista, relembramos a trajetória de grandes palhaços que marcaram a história de Ribeirão Preto. Entre eles, destaca-se Pio Lim, um dos maiores palhaços brasileiros, nascido em 27 de março de 1897 na cidade.
Pio Lim: Um ícone do circo brasileiro
Embora não tenha sido residente de Ribeirão Preto, Pio Lim esteve fortemente ligado à cidade por meio da companhia circense à qual pertencia. Sua vida e obra foram tema de pesquisas, culminando em um livro em forma de poemas e desenhos da artista Jair Iane, infelizmente já falecida. A cidade também homenageia Pio Lim com uma praça que ostenta belíssimos painéis feitos pelo artista plástico Roberto Bergamo.
O Circo Diriba e a importância do circo para a cultura
Ribeirão Preto também guarda a história do Circo Diriba, que atuou na cidade por décadas e, após o fim de suas atividades circenses, teve sua lona reaproveitada para projetos culturais. A trajetória de Pio Lim, iniciada na infância como contorcionista e posteriormente assumindo o protagonismo como palhaço, demonstra sua importância para a história do circo brasileiro. Sua trajetória pode ser pesquisada na internet, inclusive em vídeos produzidos pela Academia de Letras e Artes.
Leia também
O circo: cultura, arte e inclusão social
Além do aspecto artístico, o circo desempenha um papel social crucial, oferecendo oportunidades e alternativas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A experiência de um projeto social em São José, em que o circo salvou a vida de uma criança, ilustra a importância dessa arte como ferramenta de inclusão e transformação social. A pandemia impactou fortemente o setor circense, afetando muitas famílias que dependem dessa atividade, reforçando a necessidade de apoio e valorização dessa manifestação cultural.