As mais comuns são de 750ml, mas existem outros tipos que trazem notas diferentes e alteram até a forma de envelhecimento!
O formato e tamanho da garrafa de vinho influenciam no sabor? Para muitos, a resposta é um surpreendente “sim”. A sommelier Juliana Marçola explica que o volume da garrafa interfere diretamente no envelhecimento da bebida.
Tamanhos de Garrafa e seus Impactos
A garrafa de 750ml (equivalente a quatro taças) é a mais comum. Abaixo dela, temos a “meia garrafa” (375ml, ou uma taça), também conhecida como “baby”. Acima, encontramos as garrafas de 1,5 litro (Magnum) e 3 litros (Double Magnum). Existem ainda garrafas maiores (6, 9, 12 e até 30 litros), porém mais raras, geralmente reservadas a safras comemorativas ou eventos especiais. Os nomes dessas garrafas maiores, muitas vezes inspirados em reis magos ou referências bíblicas, são tema de diversas teorias.
O Envelhecimento do Vinho
Juliana destaca que a pequena quantidade de ar entre a rolha e o líquido é crucial para o amadurecimento do vinho. Garrafas maiores, com maior volume de líquido, resultam em um processo de envelhecimento mais lento. A sommelier propõe um desafio aos apreciadores: comparar o sabor do mesmo vinho em garrafas de tamanhos diferentes (por exemplo, 750ml e 3 litros) para comprovar essa diferença na evolução do sabor.
Degustação e Experiência
Experimentar vinhos de uma mesma safra excepcional em garrafas de diferentes tamanhos permite uma experiência única de degustação, permitindo ao apreciador notar as sutis diferenças no envelhecimento e no sabor da bebida, comprovando a influência do tamanho da garrafa no processo.