Entre estas enfermidades estão as viroses! Quem explica como preveni-las é o especialista em bem-estar animal Gelson Genaro
Virose em animais de estimação: sintomas, prevenção e quando procurar um veterinário
Sintomas comuns de virose em cães e gatos
Assim como os humanos, cães e gatos também sofrem com viroses. Os sintomas costumam ser semelhantes aos nossos, incluindo diarreia, vômito, náusea e febre. É importante lembrar que nem sempre esses sintomas indicam uma virose grave. Em animais adultos, saudáveis e vacinados, uma diarreia ou vômito isolado pode não ser motivo de preocupação.
Diagnóstico e tratamento
Se os sintomas persistirem, especialmente em filhotes, animais idosos ou aqueles com outros sintomas concomitantes, a situação pode se agravar. A desidratação é um risco significativo, e a recusa em se alimentar ou beber água é um sinal de alerta. Nestes casos, a consulta veterinária é fundamental. Diferente dos humanos, os animais não conseguem comunicar sua necessidade de hidratação, tornando a observação do tutor ainda mais importante.
Leia também
Prevenção e transmissão
A transmissão de viroses entre animais pode ocorrer pelo contato direto (lamber, compartilhar alimentos ou água), pelo ar ou pela contaminação ambiental. Embora a transmissão de viroses de animais para humanos (zoonose) seja possível em alguns casos (como a raiva), a maioria das viroses caninas e felinas não afeta os humanos. A vacinação é uma importante ferramenta de prevenção para algumas viroses, mas nem todas as doenças virais são passíveis de imunização. A observação atenta do animal e a consulta veterinária precoce são essenciais para garantir a saúde do seu pet.
A atenção aos sintomas e a busca por ajuda veterinária são cruciais para o bem-estar dos animais de estimação. A prevenção por meio de vacinação e cuidados higiênicos também contribui para a saúde do animal e a tranquilidade do tutor.