CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Você sabia que os pets também tem seus períodos sensíveis?

Saiba mais sobre o tema com o especialista em bem-estar animal, Gelson Genaro, na coluna 'CBN Pet News'
períodos sensíveis pets
Saiba mais sobre o tema com o especialista em bem-estar animal, Gelson Genaro, na coluna 'CBN Pet News'

Saiba mais sobre o tema com o especialista em bem-estar animal, Gelson Genaro, na coluna ‘CBN Pet News’

O período sensível dos pets é uma fase crucial em seu desenvolvimento, onde o sistema nervoso e sensorial amadurecem. De acordo com o especialista em bem-estar animal Gelson Genaro, esse período se inicia por volta do segundo mês de vida e se estende pelos meses seguintes.

Importância da Socialização

Durante esse período, a exposição do animal a diferentes situações e indivíduos é fundamental. Cães e gatos que são expostos a diversos estímulos, como contato com outros animais e humanos, tendem a se tornar mais adaptáveis e tolerantes na vida adulta. Ao contrário, animais mantidos isolados podem apresentar dificuldades de socialização posteriormente.

O Período Sensível na Prática

A fase do período sensível é a melhor hora para acostumar seu pet a procedimentos como banho, escovação, medicação e até mesmo adestramento. A manipulação suave e tranquila durante esse período facilita a aceitação do animal a esses procedimentos no futuro. Experiências negativas podem, ao contrário, gerar estresse e resistência a ações cotidianas.

Pets Adultos e o Período Sensível

Para pets adultos adotados ou que não tiveram a oportunidade de passar pelo período sensível, ainda é possível trabalhar na socialização e adaptação. Embora mais desafiador, o processo requer paciência e uma abordagem suave, buscando testar os limites do animal gradualmente. Entretanto, alguns comportamentos, principalmente em animais que viveram em ambientes selvagens, podem ser mais difíceis de modificar. O conhecimento do período sensível permite ao tutor facilitar a vida do pet e melhorar seu bem-estar, mesmo em casos de adoção tardia.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.