CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você sabia que os planos de saúde são obrigados a fornecer o teste de Covid-19 mediante pedido médico?

Muitos pacientes têm denunciado a negativa dos planos na hora de fazer os exames
teste Covid-19
Muitos pacientes têm denunciado a negativa dos planos na hora de fazer os exames

Muitos pacientes têm denunciado a negativa dos planos na hora de fazer os exames

A Covid-19 voltou a preocupar as autoridades de saúde e a população em São Paulo. O aumento de casos e internações tem sobrecarregado os hospitais, com um crescimento de 60% nas internações nas últimas duas semanas. A doença já é a principal causa de problemas respiratórios que levam pessoas às unidades de saúde, sendo que 70% dos casos graves estão em enfermaria, e não mais em UTI como antes da vacinação.

Acesso a Testes: Um Direito Garantido por Lei

Nem todos estão conseguindo realizar o teste de Covid-19. Planos de saúde estão limitando os testes aos casos mais graves, desrespeitando a lei do consumidor. Segundo o advogado especialista em direito do consumidor, Mateus Franco, o teste é obrigatório para todos os planos de saúde, conforme a resolução normativa 478 de 2022. O direito ao teste rápido é garantido a todo conveniado, mediante solicitação médica entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas. Em caso de recusa, o consumidor deve procurar um advogado para garantir o acesso ao exame.

Aumento de Internações e Recomendações

A situação preocupa as autoridades, principalmente com a taxa de 13% da população paulista sem vacinação. As unidades de saúde estão lotadas de pacientes com sintomas gripais. Embora a ocupação de leitos de UTI esteja em 89%, com 8 pacientes internados e 9 leitos disponíveis, a ocupação de enfermaria preocupa, com 26 pacientes em 32 leitos disponíveis. O uso de máscaras em ambientes fechados é recomendado.

Medidas Preventivas e Monitoramento

A Prefeitura de Ribeirão Preto se prepara para habilitar novos leitos de enfermaria e UTI na rede pública municipal, caso necessário. A DRS-13 monitora a situação para a abertura de mais leitos de UTI. O site leitocovid.org disponibiliza monitoramento em tempo real da ocupação de leitos de UTI e enfermaria. O tratamento precoce e o isolamento são cruciais para controlar a transmissão do vírus. Unidades públicas de saúde também oferecem atendimento e testes para Covid-19.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.