CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você sabia que um a cada quatro jovens de até 19 anos não terminam o ensino médio?

Você sabia que um a cada quatro jovens de até 19 anos não terminam o ensino médio?
jovens ensino médio
Você sabia que um a cada quatro jovens de até 19 anos não terminam o ensino médio?

Você sabia que um a cada quatro jovens de até 19 anos não terminam o ensino médio?

Um a cada quatro jovens de até 19 anos não conclui o ensino médio no Brasil. Apesar dos avanços, a taxa de conclusão de pouco mais de 74% ainda é considerada baixa por especialistas, com uma forte ligação com a situação socioeconômica. Entre os 20% mais ricos, o índice de conclusão sobe para 94%, enquanto na base da pirâmide social, cai para 60%. Segundo o Instituto Todos pela Educação, se a progressão continuar no ritmo atual, o Brasil levará mais de 20 anos para igualar as oportunidades de conclusão do ensino médio entre jovens pobres e ricos.

O Impacto da Socioeconomia na Educação

A dificuldade dos jovens de baixa renda em concluir o ensino médio está intrinsecamente ligada à sua situação socioeconômica. Fatores como a dificuldade de acesso à escola, a necessidade de trabalhar para contribuir com a renda familiar e a falta de exemplos de sucesso educacional na família contribuem para a evasão escolar. Muitas vezes, esses jovens não veem a educação como um caminho para ascensão social, pois não têm referências de pessoas próximas que tenham alcançado o sucesso por meio dos estudos.

O Papel do Poder Público e as Políticas de Incentivo

Programas como o Pé-de-Meia são exemplos de políticas públicas que visam minimizar os impactos da desigualdade socioeconômica na educação, oferecendo incentivos financeiros para que os jovens concluam o ensino médio. No entanto, é crucial que o discurso público valorize a importância da educação e do diploma, evitando declarações que possam desmotivar os estudantes. Uma alteração na grade curricular do ensino médio, tornando-o mais atrativo e interessante, também pode ser uma opção a ser considerada.

Tornando a Escola Mais Atrativa

A escola precisa ser mais atrativa para os jovens, oferecendo projetos esportivos, culturais, artísticos e oportunidades de aprendizado de línguas estrangeiras. O ambiente escolar deve ser agradável e estimulante, onde o aluno sinta vontade de estar e permanecer. A escola não deve ser apenas um local de ensino e disciplina, mas sim um espaço onde o aluno se sinta acolhido e motivado a aprender.

A superação da desigualdade na educação requer um esforço conjunto da sociedade, com políticas públicas eficazes, valorização da educação e um ambiente escolar que motive os jovens a buscar um futuro melhor por meio dos estudos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.