Conheça a trajetória do célebre filho de Batatais José Olympio na coluna ‘CBN Cidades e Suas Histórias’ com Adriana Silva
Batatais, cidade anfitriã da 10ª Feira do Livro, que acontece de 17 a 21 de novembro, reserva muitas histórias e curiosidades para os visitantes. Além da programação literária, a cidade oferece um rico acervo cultural e histórico, que merece ser explorado.
Um legado literário: José Olympio
A cidade guarda um importante acervo do editor José Olympio, responsável pela publicação de grandes nomes da literatura brasileira. Seu túmulo no cemitério local, decorado com dorsos de livros, é um tributo a sua vida dedicada à cultura. A visita ao acervo, localizado nas Claritianas, permite admirar livros com dedicatórias e primeiras edições, incluindo um exemplar autografado por Portinari.
Arte e cultura em Batatais
Além do legado de José Olympio, Batatais abriga obras de outros artistas renomados. O teatro municipal exibe painéis de Bassano Vacarini, enquanto o Santuário Bom Jesus da Cana Verde ostenta a Via Sacra pintada por Portinari. O Museu Octon Luiz, instalado em uma antiga estação ferroviária, conta a história do político que passou pela cidade.
Leia também
Outros encantos de Batatais
A cidade também encanta com sua arquitetura, destacando-se o coreto na praça central e a topiaria, arte de podar árvores em formas diversas, ainda presente em alguns locais. O carnaval, embora menos intenso atualmente, também faz parte da história cultural da cidade. A Feira do Livro, que ocorre em diversos locais, valoriza os espaços históricos e culturais, oferecendo uma programação variada que inclui contação de histórias, debates e apresentações musicais. A cidade convida a todos para uma imersão em sua rica história e cultura, durante o evento.