Durante o mês de maio várias campanhas foram realizadas sobre a conscientização do problema e doação de absorventes
O mês de maio chegou ao fim, e com ele, mais uma importante data para chamar atenção para a dignidade menstrual. Esta data, criada pela Organização Mundial da Saúde, visa garantir acesso a condições básicas de higiene para todas as pessoas que menstruam.
Meninas sem acesso a higiene menstrual
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde, uma em cada dez meninas no mundo falta às aulas durante a menstruação por não ter acesso a produtos de higiene adequados. Em Ribeirão Preto, no último dia 22 de maio, Dia do Abraço, uma empresa realizou uma ação para reverter abraços em doações de absorventes para entidades que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Doação de 15 mil absorventes
Foram 15 mil abraços transformados em 15 mil absorventes, doados para entidades como a Sobrenós. Janaína Vitaliano Faria Reis, analista de responsabilidade social da Rodonaves, explica a iniciativa: “Pensamos em transformar nossa ação de abraços em algo ainda mais significativo. Aproveitando o mês de maio, dedicado à conscientização sobre a pobreza menstrual, decidimos converter os abraços em doações de absorventes. Ao vermos meninas e mulheres em vulnerabilidade, adolescentes que faltam à escola por não ter absorventes, percebemos que se trata de uma questão de saúde pública.”
Leia também
Um futuro com mais abraços e mais dignidade
A ação, além de promover a doação, visa alertar para a importância da dignidade menstrual. Este foi o primeiro ano da iniciativa “Seu Abraço Conta”, e a empresa espera expandir e fortalecer o projeto nos próximos anos, contribuindo para amenizar a pobreza menstrual e garantir mais dignidade para todas.



