Desnutrição tem a ver com a falta de algum nutriente; quem fala sobre o tema é Cristina Trovó na coluna ‘CBN Nutrição’
A desnutrição, um problema que vai além da magreza excessiva, é tema de crescente preocupação. Muitas vezes, indivíduos com peso aparentemente normal sofrem de deficiências nutricionais, principalmente de vitaminas.
Tipos de deficiências e sintomas
As deficiências vitamínicas são comuns e afetam pessoas de todas as idades. A falta de vitamina A pode causar problemas de pele e visão (olho seco e até cegueira noturna), enquanto a deficiência de vitamina B pode levar à fadiga e fraqueza. A carência de vitamina C e ferro também são frequentes. Cada deficiência apresenta sintomas característicos, sendo o diagnóstico confirmado por meio de exames laboratoriais.
Hábitos alimentares e fatores de risco
O consumo de alimentos industrializados, o baixo teor nutricional da dieta e as restrições alimentares contribuem para as deficiências vitamínicas. Problemas de absorção de nutrientes também são fatores relevantes. Além disso, o consumo excessivo de álcool e o tabagismo aumentam a necessidade de vitaminas, esgotando as reservas do organismo e elevando o risco de deficiência.
Leia também
Manter uma alimentação equilibrada, rica em variedade de cores e nutrientes, é fundamental para prevenir deficiências. Entretanto, mesmo uma dieta colorida pode ser insuficiente em alguns casos, como para vegetarianos e veganos que precisam se atentar à ingestão de vitamina B12, encontrada principalmente em alimentos de origem animal. Em caso de sintomas sugestivos de deficiência vitamínica, a orientação médica e nutricional é essencial para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.