No ‘CBN Nutrição’ desta semana Cristina Trovó fala dos sintomas e como administrar a intolerância ao glúten
A nutricionista Cristina Trovó esclarece dúvidas sobre a dieta sem glúten e seus impactos na saúde.
Pipoca: um alimento saudável e versátil
A pipoca, feita de milho, é um alimento nutritivo, sem glúten e versátil. Existem formas saudáveis de prepará-la, sem óleo ou açúcar, no micro-ondas, na água ou em máquinas especiais, tornando-a uma opção viável para uma dieta equilibrada.
Dieta sem glúten: para quem e como fazer?
A dieta sem glúten não é indicada para emagrecimento, mas sim para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. A retirada do glúten da alimentação deve ser orientada por um nutricionista para garantir o equilíbrio nutricional e evitar deficiências, como a falta de carboidratos, que pode levar à hipoglicemia. A ausência de acompanhamento profissional pode gerar problemas de saúde.
Leia também
Alimentos e estratégias para aliviar sintomas da sensibilidade ao glúten
Para quem tem sensibilidade ao glúten e apresenta sintomas como inchaço ou má digestão após o consumo de alimentos com glúten, algumas estratégias podem ajudar. Frutas como mamão e abacaxi auxiliam na digestão, enquanto chás diuréticos, como o de cavalinha, podem combater o inchaço. O tratamento varia de acordo com os sintomas apresentados, que podem incluir cansaço ou dor de cabeça. É fundamental procurar um médico para diagnóstico e tratamento adequado da doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.
Portanto, a dieta sem glúten, quando necessária, deve ser conduzida com acompanhamento profissional para garantir a saúde e o bem-estar. A busca por um diagnóstico médico é crucial para o tratamento de condições como a doença celíaca e a sensibilidade ao glúten.