Quem traz as dicas é a médica especialista em dermatologia Flávia Villela na coluna ‘CBN Saúde e Bem-Estar’
Neste domingo de Páscoa, muitos exageraram no consumo de chocolate. Mas quais são as consequências para a saúde da pele? Para esclarecer essas dúvidas, conversamos com a Dra. Flávia Vilella, dermatologista.
Chocolate e a Saúde da Pele: O que Precisa Saber
A especialista explica que o vilão não é o cacau em si, principalmente em chocolates com alto teor (70% ou mais) de cacau. O problema reside nas gorduras, açúcares e outros ingredientes presentes em preparações como ovos de Páscoa e barras de chocolate ao leite. Esses componentes podem contribuir para o aparecimento de acne em pessoas predispostas.
Acne e Predisposição Genética: Mitos e Verdades
A Dra. Vilella esclarece que a acne não é determinada exclusivamente por fatores genéticos. O aumento do índice glicêmico, consequente do consumo excessivo de açúcar e gordura, estimula a produção de sebo na pele, favorecendo o surgimento de acne.
Leia também
Cuidados com a Pele Após o Excesso de Chocolate
Para quem tem pele oleosa, a recomendação é optar por chocolates mais amargos, com maior teor de cacau e menor quantidade de açúcar e gordura. O chocolate branco, por ser rico em gordura, deve ser evitado. Após exageros no consumo de chocolate, a dermatologista indica intensificar a limpeza da pele com produtos adequados ao seu tipo de pele e, se necessário, procurar um dermatologista para tratamento específico da acne, que pode incluir o uso de ácidos, retinoides ou antibióticos.
A recomendação é consultar um dermatologista anualmente para avaliação da pele, prevenção de doenças e detecção precoce de câncer de pele. Pessoas com histórico familiar de câncer de pele ou doenças dermatológicas devem realizar consultas com maior frequência.


