Conheça o ‘etarismo’! Expressão é usada quando há uma discriminação contra pessoas, relacionando estereótipos a idade
O programa de rádio desta semana traz uma discussão sobre etarismo com o professor Luiz Puntel. Ele inicia a conversa abordando a discriminação que sofre por conta da idade, relatando como as pessoas reagem à sua voz e o tratam de forma diferente por ser um homem mais velho.
O que é etarismo?
Puntel define etarismo como a discriminação por idade, que afeta tanto pessoas mais velhas quanto mais jovens. Ele relembra sua infância, quando sofria discriminação por ser considerado muito novo para se integrar a grupos de crianças mais velhas. A experiência o marcou, e ele compara essa exclusão com o cancelamento que jovens sofrem atualmente nas redes sociais.
Experiências de discriminação etária
O professor compartilha uma anedota sobre como se sentiu privilegiado ao receber uma calça comprida na infância, o que o fez sentir-se incluído. Atualmente, ele enfrenta o etarismo de forma inversa, sendo visto como ultrapassado por jovens. Ele conta um episódio em que um jovem o chamou de “moderninho” ao vê-lo filmando um vídeo para as redes sociais, demonstrando a incompreensão sobre as diferentes fases da vida.
Leia também
Reflexões sobre a idade e a sociedade
Puntel finaliza a conversa refletindo sobre a discriminação que enfrenta na velhice, comparando-a à exclusão que vivenciou na infância. Ele utiliza o termo “envelhecente” para descrever sua fase atual da vida, mostrando que o etarismo é um fenômeno presente em todas as etapas da vida e que precisa ser combatido.