Nutricionista dá dicas para elaborar o cardápio para a festa, sem deixar de lado os ingredientes nutritivos, no ‘CBN Nutrição’
Depois das festas de fim de ano, muitas famílias se preparam para a ceia de Ano Novo. Apesar de ser uma repetição da ceia natalina para muitas pessoas, a virada do ano traz a oportunidade de melhorar a alimentação, priorizando opções mais saudáveis.
Receitas mais leves e nutritivas para a ceia
A nutricionista Cristina Trouvó sugere algumas mudanças na ceia de Ano Novo, priorizando o consumo de carne branca, peixe e frutos do mar. Muitos acreditam em superstições alimentares, como evitar frango, mas Cristina reforça que não há embasamento científico para essas crenças. Ela recomenda o peixe por ser rico em proteínas e zinco, além de ser uma opção fácil e saudável, principalmente para quem passará o Ano Novo na praia. A salada de lentilha também é uma ótima opção, representando a tradição e sendo nutritiva.
Saladas e a importância da digestibilidade
Cristina indica uma salada mediterrânea com lentilha, pepino, cenoura, rabanete, tomate e amêndoas torradas como uma opção saborosa e leve para a ceia. Ela destaca a importância de considerar a digestibilidade dos alimentos, principalmente para quem não costuma dormir tarde. A salada mediterrânea, por exemplo, possui uma digestibilidade rápida.
Leia também
Tradições, bebidas e moderação
A nutricionista também menciona a tradição da romã para atrair prosperidade no ano novo. Quanto às bebidas, Cristina alerta para os riscos do consumo excessivo de álcool, incentivando a moderação e a intercalação com água. Ela menciona o surgimento de bebidas alcoólicas com baixo teor calórico, como um champanhe com apenas 19 calorias a cada 100 gramas, uma opção para quem busca alternativas mais saudáveis. A dica principal é comer algo antes de começar a beber e intercalar as bebidas alcoólicas com água para evitar os efeitos negativos do consumo excessivo de álcool.
Com essas dicas, é possível celebrar o Ano Novo com uma ceia saborosa, nutritiva e sem abrir mão das tradições, garantindo um começo de ano mais leve e saudável.