Pesquisadores aplicam ondas de luz infravermelha na mão dos pacientes; testes têm dado resultados promissores
Sequelas da Covid-19: Esquecimentos e a Busca por Soluções
Muitas pessoas que tiveram Covid-19 relatam problemas de memória, como dificuldade em lembrar fatos recentes ou até mesmo encontrar palavras na hora de falar. Essa sequela tem afetado a vida de muitos, inclusive profissionais que dependem da memória para o trabalho.
Tratamento Experimental com Laser
Pesquisadores do Instituto de Física da USP estão testando um tratamento com laser infravermelho para combater a perda de memória recente causada pela Covid-19. O tratamento consiste na aplicação do laser nas palmas das mãos das pacientes, utilizando um aparelho similar a um de ultrassom. Três voluntárias participaram do estudo, relatando melhora significativa nos sintomas após três aplicações semanais durante 90 dias.
Resultados Promissores e Próximos Passos
Os resultados preliminares mostraram melhora na memória, concentração e redução da confusão mental. A técnica parece auxiliar na recuperação das funções cerebrais, diminuindo o processo inflamatório e a pressão craniana. Os pesquisadores acreditam que o tratamento é simples, acessível e sem efeitos colaterais. Os resultados foram publicados em revista científica internacional, e os próximos passos incluem a ampliação dos testes com mais voluntários e a expansão do estudo para outros locais.
Leia também
A pesquisa com laser para tratar as sequelas da Covid-19 representa uma esperança para milhares de pessoas que sofrem com os efeitos da doença. A simplicidade da técnica e os resultados positivos demonstram o potencial da inovação científica na busca por soluções eficazes e acessíveis.



