Esta é a 2ª vez em sua história recente que a companhia, que já foi a 4ª maior do país, ajuíza um processo do tipo na Justiça
A Voibaz, empresa aérea que já ocupou o quarto lugar entre as maiores do país, entrou com pedido de recuperação judicial na noite de ontem. Essa é a segunda vez que a companhia de Ribeirão Preto recorre a essa medida na justiça.
Suspensão das Operações e Irregularidades
A decisão ocorre após a suspensão de todas as operações da Voibaz pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em março deste ano. A ANAC apontou diversas irregularidades e falhas de segurança nas operações da empresa, que acumula cerca de R$ 400 milhões em dívidas, sem contar os débitos em dólares. A crise financeira foi agravada por um desastre aéreo em agosto passado, em Vinhedo, que vitimou 62 pessoas, e por divergências com a Latã, parceira que respondia por 93% do faturamento da Voibaz.
Tentativas de Reestruturação e Demissões
Em fevereiro, a Voibaz anunciou uma reestruturação financeira, obtendo a suspensão de ações de credores e a apreensão de aeronaves. Mesmo assim, sem a autorização da ANAC para retomar as atividades, a empresa foi obrigada a demitir funcionários, embora o número exato não tenha sido divulgado.
Leia também
Recuperação Judicial como Única Saída
Em nota, a Voibaz afirma que o pedido de recuperação judicial faz parte de uma estratégia para reorganizar suas finanças e capital, dando continuidade ao processo de reestruturação iniciado anteriormente. A empresa alega que essa foi a única solução encontrada para uma reestruturação completa e a retomada de seus serviços. A companhia espera que, com a aprovação judicial, todos os passivos sejam congelados e negociados com base em um plano a ser elaborado para atender a todos os credores.



