CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Voepass perde temporariamente direito de pousos e decolagens em Guarulhos e Congonhas

Prazo para comprovação do índice mínimo de regularidade exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil era este domingo (11)
Voepass perde temporariamente direito de pousos
Prazo para comprovação do índice mínimo de regularidade exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil era este domingo (11)

Prazo para comprovação do índice mínimo de regularidade exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil era este domingo (11)

A companhia aérea Voipaz, Voepass perde temporariamente direito de pousos, com sede em Ribeirão Preto, teve temporariamente suspensa a permissão para realizar pousos e decolagens nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a empresa não conseguiu comprovar que opera com segurança e não atingiu o índice mínimo de 80% de regularidade dos voos exigido para esses terminais.

Desde o dia 11 de junho, 28 slots — cotas de operação para pousos e decolagens em datas e horários específicos — foram disponibilizados temporariamente pela Anac para outras companhias aéreas, até 25 de outubro deste ano. A Voipaz atendia 16 destinos em voos comerciais e já foi considerada uma das maiores do país.

Em 11 de março, a Anac proibiu a Voipaz de operar após identificar falhas em aspectos de segurança, determinando a correção dessas irregularidades. A auditoria foi iniciada após o acidente aéreo ocorrido em atrássto do ano passado em Vinheiro, que resultou na morte de 62 pessoas. O incidente agravou a crise financeira da empresa, que recentemente entrou com pedido de recuperação judicial.

Recuperação judicial e situação financeira

O professor de economia da USP, Fábio Reis, explicou que a recuperação judicial é um processo em que a empresa negocia com credores para reorganizar suas finanças, quando não tem condições de honrar suas dívidas.

“Algumas são bem-sucedidas e conseguem se recuperar, outras não. O tempo dirá qual é a situação da Voipaz e se eles conseguirão se recuperar.”

Manutenção dos slots e critérios da Anac: Em 25 de março, a Anac decidiu manter os slots da Voipaz nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas a pedido da companhia, mas sem isentá-la dos critérios de avaliação do índice de regularidade, conhecido como Wiver. A suspensão total dos voos da Voipaz é uma medida cautelar mantida enquanto a empresa não comprovar a correção das irregularidades apontadas.

O índice de regularidade é medido em duas temporadas anuais, com metas distintas para evitar distorções sazonais e garantir comparações equilibradas. A Voipaz não atingiu o mínimo de 80% previsto para a temporada de verão deste ano em ambos os aeroportos, o que permite a realocação temporária dos slots para outras companhias.

Impactos e acompanhamento parlamentar: A comissão que investiga o acidente aéreo na Câmara dos Deputados, em Brasília, manifestou preocupação com os prejuízos financeiros e o aumento dos preços das passagens, inclusive para destinos como Ribeirão Preto e outras cidades do interior. A expectativa é que, com outras empresas assumindo os slots e retomando a operação regular dos destinos, a situação possa ser normalizada.

Entenda melhor

Slots são permissões concedidas às companhias aéreas para pousos e decolagens em aeroportos, condicionadas à manutenção de um índice mínimo de regularidade operacional. A Anac utiliza o índice Wiver para avaliar esse desempenho e pode realocar slots caso as metas não sejam cumpridas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.