Pais têm a missão de fazer os filhos usarem as mochilas corretamente; crianças tentam controlar a ansiedade
Com o início do ano letivo se aproximando, a escolha da mochila escolar se torna uma preocupação para muitos pais. Afinal, além do estilo, é preciso garantir o conforto e a saúde da coluna dos filhos.
Mochilas com Rodinhas: A Escolha Mais Segura
Para crianças menores, as mochilas com rodinhas são a opção mais recomendada pelos especialistas. Elas distribuem melhor o peso, evitando sobrecargas na coluna. Mesmo com o pedido de um modelo diferente por parte do filho, a administradora Giovanna Bonomi priorizou a saúde do garoto e optou por uma mochila com rodinhas, mesmo para um aluno da segunda série que já utiliza bastante material escolar.
O Peso Ideal e a Postura Correta
Já entre os adolescentes, a preferência por mochilas de costas é maior, exigindo atenção redobrada à postura. A enfermeira Aline Prestes relata a preocupação com o hábito do filho de 13 anos de carregar a mochila em apenas um ombro, causando desequilíbrio e sobrecarga. A fisioterapeuta Patrícia Lacombe reforça a importância da postura correta desde a infância, explicando que a má postura durante o desenvolvimento pode acarretar problemas na vida adulta. Ela recomenda que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal da criança e que, ao usar mochilas de costas, as duas alças estejam ajustadas corretamente e a mochila rente ao corpo. As pequenas Duda e Vitória, filhas de Patrícia, exemplificam a importância de levar apenas o necessário para a escola e o uso da mochila de costas apenas em dias de chuva.
Leia também
- Volta às aulas ou voltam as aulas? Qual a diferença entre essas expressões?
- Botafogo e volta redonda série b: Botafogo-SP fica no empate sem gols com o Volta Redonda e volta a zona de rebaixamento
- Obras na avenida saudade campos elíseos: Obras continuam nos Campos Elíseos e geram interdições no trânsito
Dicas para um Retorno às Aulas Tranquilo
Para finalizar, o pediatra Fernando Fernandes oferece dicas importantes para minimizar a ansiedade das crianças em relação ao retorno às aulas: criar um calendário visual para contagem regressiva, envolver a criança na organização dos materiais escolares e ajustar gradualmente os horários de sono e alimentação. Aos pais de crianças que irão para a escola pela primeira vez, a recomendação é evitar frases negativas e criar um ambiente positivo, mostrando a escola e seus atrativos para a criança.



