Dermatologista explica quais circunstâncias podem contribuir para manifestações da doença; sabia como prevenir as crianças
Com o retorno às aulas, Volta às aulas pode aumentar casos, é comum que crianças apresentem diferentes doenças, entre elas problemas dermatológicos que podem se agravar nesta época do ano. A médica dermatologista Gabriela Morales alerta para o aumento dos casos de dermatite crônica e alérgica em crianças.
Características da dermatite atópica: A dermatite atópica é uma doença genética e crônica que surge principalmente em crianças. Não possui uma causa específica, mas pode ser desencadeada por fatores como estresse, mudanças na rotina e condições climáticas, como calor e umidade excessiva.
Dermatite alérgica e seus gatilhos
Já a dermatite alérgica ocorre em função da exposição a agentes químicos ou substâncias que provocam reações na pele, como tintas de caneta ou produtos novos aplicados na pele da criança. A exposição a esses agentes pode variar conforme o ambiente escolar e o uso de novos materiais.
Leia também
Sintomas e orientações para os pais: Crianças com dermatite apresentam irritabilidade, coceira intensa, sono prejudicado e lesões na pele, como equimoses e placas, especialmente atrás dos joelhos e na face anterior dos braços. Pais que observarem esses sintomas devem procurar atendimento médico imediatamente para evitar o agravamento da doença, que é crônica e tende a piorar se não tratada adequadamente.
Informações adicionais
O acompanhamento médico precoce é fundamental para o controle da dermatite em crianças, evitando complicações e melhorando a qualidade de vida.



