Soja em grãos e carne bovina in natura foram os produtos com maior participação nas vendas externas; ouça o ‘Giro do Agro’
Agro brasileiro fecha 2022 com crescimento nas exportações
O ano de 2022 está se mostrando bastante positivo para o agronegócio brasileiro. Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontam um crescimento de 12% no volume de exportações do setor entre janeiro e outubro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Soja em grãos e carne bovina foram os principais produtos responsáveis por esse aumento nas vendas externas.
Índia surge como importante parceira comercial
Um destaque importante é o crescimento expressivo das importações de produtos agropecuários brasileiros pela Índia. De acordo com a diretora de Relações Internacionais da CNA, Suemi Mori, a Índia saltou da 22ª para a 10ª posição no ranking de destinos das exportações brasileiras do setor em apenas 10 meses. As compras indianas de produtos agropecuários brasileiros passaram de US$ 978 milhões em 2021 para US$ 2,38 bilhões entre janeiro e outubro de 2022, demonstrando um aumento significativo na demanda.
Perspectivas positivas para o setor
Os resultados positivos demonstram a força do agronegócio brasileiro no cenário internacional e a crescente importância de novos mercados, como o indiano, para o setor. A tendência é que esse crescimento continue impulsionando a economia nacional nos próximos anos.