CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Voluntários de São Carlos organizam cursinho gratuito para vestibular

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo
Cursinho gratuito vestibular
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

Em São Carlos, estudantes de universidades públicas e professores voluntários se uniram para oferecer um cursinho preparatório gratuito para o vestibular. O projeto, denominado “Aprender”, está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira, 19 de fevereiro, e é destinado a alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas.

Como Funciona o Cursinho Aprender?

Lemuel Bonifácio, um dos coordenadores do projeto, explica que o curso é ministrado por um grupo de trabalho voluntário, o Rotaract, composto por professores da USP e da USFCar. O foco principal é preparar os alunos para o ENEM e outros vestibulares, oferecendo uma oportunidade de ingressar no ensino superior. A grade curricular abrange todas as disciplinas do ensino médio, revisando o conteúdo desde o primeiro até o terceiro ano.

Diferenciais do Projeto

Além das aulas tradicionais, o projeto oferece simulados, aulas com temas recorrentes nos vestibulares das universidades de São Paulo, monitorias, palestras e mentorias. O objetivo é complementar o conhecimento dos alunos e prepará-los da melhor forma possível. Os voluntários ministram aulas de português, redação, matemática, física, biologia, química, história e geografia, cobrindo todo o conteúdo exigido nos vestibulares.

Resultados e Expectativas

O projeto Aprender, que existe há um ano, já colheu frutos. Em 2014, alguns alunos foram aprovados em universidades públicas, como Vitor Leal, que passou na USFCar, na UNESP e optou por cursar educação física na USP de Ribeirão Preto. A meta para este ano é aumentar o número de aprovações. Segundo Lemuel, o objetivo é “fazer acreditar que todos os participantes do projeto estão capacitados e podem seguir seus estudos”.

As vagas são limitadas e os candidatos passam por um processo seletivo, que inclui uma prova com questões básicas de matemática e português, seguida de uma entrevista. As aulas acontecem no período noturno, no Campus 1 da USP de São Carlos, no centro da cidade. O foco são os alunos da rede pública de ensino, sem restrição de renda.

O projeto busca oferecer um suporte completo para que os estudantes da rede pública alcancem seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.