CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Voluntários do Sertão chega ao último dia

Participantes do projeto fazem balanço da edição de 2017
Voluntários do Sertão
Participantes do projeto fazem balanço da edição de 2017

Participantes do projeto fazem balanço da edição de 2017

O município de Irece, no norte da Bahia, transformou-se nos últimos dias em um grande centro de atendimento médico e social. A quase 500 quilômetros de Salvador, dezenas de barracas e tendas foram montadas para receber milhares de pessoas em busca de consultas e tratamentos.

Serviços Gratuitos para a População

Médicos, dentistas, assistentes sociais, enfermeiros e advogados se uniram para oferecer serviços gratuitos à população carente da região. Desde as primeiras horas da manhã, longas filas se formam em busca de atendimento. Dona Janice, de 51 anos, relata sua experiência: “O atendimento foi muito bom, fiz a consulta, recebi e fiz o óculos. É uma alegria muito grande esse projeto aqui na nossa cidade, porque tem muitas pessoas que precisam e não têm condições. O óculos é caro e a gente sempre precisa”. Além dela, outros familiares também foram atendidos, demonstrando o impacto do projeto na comunidade. Em média, 5 mil pessoas são atendidas diariamente.

Profissionais Comprometidos com a Causa

A dedicação dos voluntários é notável. O oftalmologista Maurício Cattay, participante do projeto há 8 anos, destaca a alta incidência de catarata em pacientes jovens da região, muitas vezes com a doença em estágio avançado aos 40 anos. Ele afirma que as cirurgias realizadas no sertão baiano não ficam atrás das de grandes centros. O dentista Rogério Azevedo, voluntário há 3 anos, compartilha a emoção de devolver sorrisos e autoestima aos pacientes: “É uma satisfação muito grande… cada edição tem sido diferente, uma emoção nova. Devolver os dentes é uma área que envolve muito autoestima, e a gente se emociona junto com os pacientes”.

Um Projeto de Impacto

O projeto, em sua 17ª edição, encerrou suas atividades na sexta-feira. No sábado, iniciou-se a desmontagem das estruturas, com o retorno a Ribeirão Preto previsto para domingo. A Força Aérea Brasileira viabilizou o transporte dos 350 participantes. A iniciativa demonstra o poder da solidariedade em levar saúde e bem-estar a comunidades carentes, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.